COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Mali: Comissão de Desarmamento e Reinserção de ex-combatentes

O Governo maliano vai criar uma Comissão Nacional de Desarmamento, Desmobilização, Reinserção (CN-DDR) e uma Comissão de Integração (CI), soube-se nesta terça-feira de fonte oficial.


Segundo a fonte, ambas comissões estão previstas pelo Acordo de Paz e Reconciliação saído do processo de Argel para pôr termo a vários anos de rebelião no norte do Mali.

A CN-DDR é encarregada de elaborar, adoptar e acompanhar o programa nacional de desarmamento – desmobilização - reinserção dos combatentes dos movimentos signatários do Acordo de Paz e Reconciliação do Mali, assinado em Maio e Junho de 2015.

A parte norte do Mali foi ocupada de Março de 2012 a Janeiro de 2013 por grupos jihadistas e rebeldes tuaregues finalmente expulsos por forças francesas da operação Serval coligada a forças malianas e africanas.

Por sua vez, a comissão de integração vai encarregar-se de estabelecer os critérios, as quotas e as modalidades da integração dos ex-combatentes nos corpos constituídos do Estado, incluindo no seio das Forças Armadas e de segurança, bem como da harmonização das patentes.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário