A ideologia política e o futuro da Nação
Talvez
seja prematuro falar na consolidação do processo democrático no
País, uma vez que a democracia implica o respeito pelas instituições
do Estado, Constituição da República, Órgãos de Soberania,
administração pública e o exercício pleno da cidadania. Mas, no
entanto, pressupõe-se que as bases para a tal consolidação já
tivessem sido lançadas à pelo menos 40 anos atrás.
Neste
quadro, a gestão política e ideológica conduzida desde essa altura
até à presente data deve ser analisada e debatida em múltiplos
aspetos, pelo que o desafio aqui proposto encarna a razão, a causa e
o olhar sobre as várias perspetivas da construção da Nação.
Entendo que o País nunca esteve em ruturas constantes por falta do
exercício de atividade política. O que se observa é o mecanismo de
definição das funções e dos posicionamentos em diversas esferas
do poder, desde o controlo dos bens públicos à necessidade e
procura de preenchimento dos lugares na cadeia de comando e nas
ligações com a cúpula, esta detida por poderes altamente
estratégicos e bem sedimentados.
A
ideia subjacente a detenção do poder reside no facto de pretender
fazer parte de uma elite em resultado de uma falha de integração do
País no seu todo. Deste modo, o alinhamento entre as várias formas
do exercício do poder resulta num processo da tomada da causa
pública como um bem indivisível pertencente a uma ordem específica.
Os erros são consolidados e aceites como tal, sendo essa a única
forma de resolver os problemas da Nação, quando na verdade são
soluções para os problemas criados por tais segmentos entendidos
como legítimos possuidores da coisa pública e da verdade nacional.
Em
boa verdade, a nação vive numa “hipotética” ideologia política
consubstanciada na visão do social mas com uma vertente liberal,
sobretudo se tivermos em conta as reformas encetadas nos anos 90 e
consolidadas com a afirmação do papel do Estado na definição das
políticas públicas para os setores estratégicos do País.
A
legitimação que foi outorgada e facilitada pela intervenção
direta do Estado na esfera privada, garantiu que a mesma fosse um
processo natural, resultado de posicionamentos, garantias e condições
de uso particular e individual por grupos, classes e/ou corporações.
Ou seja, a coisa pública deixou de estar sob controlo e tutela do
Estado e passou a fazer parte da esfera privada, invertendo assim os
papéis, conforme vontade dos que detinham/detém e
controlavam/controlam o poder.
O
facto de se ter verificado falhas no processo de assimilação dos
conceitos Estado, administração pública e governo, traduziu-se
automaticamente em obstrução do processo de consolidação da Nação
como um todo, invertendo assim os valores éticos, intrínsecos à
sociedade, para o fenómeno ter, possuir e controlar,
independentemente da origem do poder e da forma como o mesmo é
alcançado e exercido. Daí, progressivamente se vem regredindo até
chegar ao estado em que se encontra hoje a Guiné-Bissau, refém de
uma classe castrense poderosa, não só em termos militares,
políticos, como também económico e financeiro.
Porém,
isto tem o seu enquadramento naquilo que foi outrora a ideologia
política do poder então vigente. Na verdade, a postura política
que se observou na pós-independência, caracterizou-se sempre por
uma forte presença da ala militar do Partido PAIGC nas esferas do
poder civil. Apesar das mudanças proclamadas de mudanças de regime
e orientação ideológica, esse fenómeno se manteve e,
lamentavelmente, se acentuou.
Se
recordarem, em 1984 foi aprovada a atual Constituição da República
e nomeado Presidente da República. Nesse período todas as alas de
extrema-esquerda do então partido único foram dissolvidas, acabando
por abandonar a matriz de orientação marxista, a tal matriz que
consubstanciou toda a lógica revolucionária que conduziu a luta de
libertação nacional. Nesse momento capitulou o pensamento
ideológico do partido libertador e do seu fundador, associado à
real necessidade de afirmação de um País e de uma esquerda forte
que tinha por objetivo a consolidação do Estado de direito
democrático tendo como pressupostos o reajustamento estrutural, a
coesão e a unidade nacional.
Portanto,
partindo do princípio que seria um caminho para o reajustamento
estrutural, a ideia não era má, mas precisava de ser fomentada e
partilhada em todo o espetro político do então partido no poder,
facto que não aconteceu, por falta de debate em torno da visão e da
estratégia que se pretendia para o País. Devemos ter presente que é
nas bases que reside a força de um partido. Elas devem ser
permanentemente, esclarecidas, de forma coerente, quanto aos
objetivos estratégicos dos projetos políticos para cuja
implementação são chamadas a intervir. Ter as bases esclarecidas e
organizadas, dá à atividade político-partidária o caráter
unitário e planeado que necessita, para se fazer frente às
obstruções e desvios que ameaçam o processo de consolidação de
um Estado de direito.
Com
a transição democrática iniciada
em 1990 e adoção
do pluripartidarismo
em maio de 1991 surgiram formações partidárias de espectro
político esquerda e centro-esquerda. Nessa altura, algumas
experiências partidárias assentaram-se num princípio orientador
que fragilizavam as respetivas bases e minavam o exercício de
participação política de forma isenta e desapegada, uma vez que,
paradoxalmente, as mesmas eram dirigidas de acordo com os interesses
essenciais do partido no poder. Este facto, levou a que, anos mais
tarde, muitos elementos e quadros desses partidos, optaram por seguir
outras vias de participação e exercício de cidadania, consciente e
responsavelmente, uma vez que as condições políticas em que
evoluíam não se lhes revelaram favoráveis aos desígnios a que se
propuseram.
As
formações partidárias surgidas na epoca, mais propriamente em
1991, tiveram todas por intuito, contribuir para a consolidação do
Estado de direito democrático, respeito pelos princípios da
independência nacional, preservação da soberania, liberdade,
solidariedade e dignificação do Homem guineense.
Em
certa medida, um desses partidos deu conta que havia um espaço vazio
na política guineense, que era necessário preencher, tendo em conta
a gritante inobservância dos princípios programáticos que
orientaram a luta de libertação nacional. De salientar que o líder
desse partido foi militante do partido fundador da nacionalidade e
tinha sido dele expulso nesse mesmo ano.
Após
as eleições de 1994 o combate político, entre os dois maiores
partidos e os seus respetivos líderes, intensificou-se no plano das
relações pessoais, partidárias e parlamentares, acabando por não
permitir a criação de condições necessárias a uma parceria
estratégica, orientada para a discussão dos problemas que o País
enfrentava e dos quais precisava de se libertar, pela via de um salto
qualitativo no aprofundamento do diálogo e consolidação
democrática.
Se
as condições político-sociais já não eram as mais favoráveis, a
guerra civil de 1998 pioraram-nas. Mergulhou o país numa luta
fratricida, com elevadas perdas humanas e materiais. Estagnou o
aparelho produtivo e estatal, e, automaticamente, acentuou a
degradação dos sistemas social e político do país. Na verdade,
abriu-se a “caixa de pandora” e, consequentemente, favoreceu as
condições para as sucessivas guerras pelo poder, que até hoje se
vive na Guiné-Bissau.
Sobre
este assunto, gostaria de partilhar um excerto da corajosa homilia do
falecido bispo de Bissau, D. Settimio Ferrazzetta, proferida a 9 de
Agosto de 1998, na qual sintetizou as causas profundas da crise, da
seguinte forma:
“Esta guerra revela um grande pecado
social, que se regista há alguns anos…É preciso reagir. O povo da
Guiné-Bissau é pacato, sabe sofrer, mas até certo ponto” (…)
“Quando cada um de nós se pergunta as razões desta guerra, a
resposta estará nos pontos seguintes: ninguém dará ao injusto o
direito de ser usurpador dos bens dos outros; ninguém dará ao rico
o direito de escravizar os pobres; ninguém dará a quem exerce o
poder o direito de receber o que pertence aos outros; ninguém dará
o direito ao corrompido de matar o inimigo”.
Sem
querer introduzir mais aspetos que nos distanciam da análise, apesar
do mesmo fazer parte de um todo, recomendo a leitura do livro:
Colapso e Reconstrução Política na Guiné-Bissau 1998-2000, Um
Estudo de Democratização Difícil, de Lars Rudebeck.
Com
os graves problemas sociais, políticos e económicos que ocorreram
nessa altura, aliado ao descontentamento popular, precipitou a
vitória da segunda maior formação política e partidária nas
eleições seguintes (ano 2000), assumindo-se assim o fim de um ciclo
de partido único no poder.
O
que importa aqui refletir, é o seguinte: se tivermos em conta todo o
processo político ocorrido, pós independência até essa data, de
certeza que entenderemos que fatores conjunturais foram mais
determinantes para a vitória eleitoral do líder da tal formação
partidária, que quaisquer outras, supostamente de cariz étnico ou
carisma pessoal.
Sem
dúvida que nessas eleições, a democracia falou mais alto. O povo
escolheu quem deveria exercer a governação e chefiar o Estado nessa
altura. Quanto ao resto, todos sabemos o que se sucedeu: golpes e
contragolpes, períodos de transição difíceis, governos nomeados e
demitidos, confiança dada e retirada, subjugando e descartando
estratégias de consolidação do exercício democrático do poder.
Porém,
era necessário estancar o mal e fazer algo para a estabilização do
País. Isso era da responsabilidade dos dois maiores partidos,
enquadrarem os princípios programáticos que lhes são subjacentes e
concertarem posições no sentido de alavancar o País. Um dos
partidos ocorria na capitulação da sua liderança e o outro
apresentava uma crise enorme de liderança. Sem querer alongar muito,
apenas gostaria de recordar o período que decorreu entre Janeiro de
2009 até à presente data e fazê-la corresponder ao exercício e
separação do poder entre as esferas Estado, governo, administração
pública e partidos políticos.
Assim
é que, surge uma nova liderança no seio do maior partido guineense,
com esperanças em retomar a causa maior e projetar não só o
partido como também o País, o que viria a acontecer com a maioria
qualificada desse partido nas eleições de 2009. Poderia ser esse o
caminho para o início de um processo de consolidação democrática
tendo em conta os princípios que orientam um Estado de direito
democrático.
No
entanto, mais uma vez, o exercício do poder foi condicionado a
vontade de uma elite que à revelia das bases do partido, pelo menos
de uma parte, ofereceu os préstimos para uma candidatura às
eleições presidenciais de 2012. Na verdade, julgo que faltou uma
estratégia de concertação com as bases do partido, uma vez que
ainda existia a dúvida sobre a legitimidade e ao mesmo tempo a
suspensão das funções do PM, presidente do partido, para se
candidatar à PR. Era necessário um esclarecimento cabal da
Constituição da República que legitimaria o sufrágio, quanto a
essa pretensão do líder do Partido. Sobre a situação no PAIGC e
para melhor compreensão desta questão, sugiro a consulta do livro
“Da maioria qualificada à crise qualificada, 2013”, Ernesto
Dabo.
Se
já havia um certo desconforto por parte da elite militar e de alguma
classe política, a mesma intensificou-se com a crise
político-militar ocorrida em 2012, de que resultou o derrube do
governo e Chefe do Estado, assim como provocou, mais uma vez, uma
crise profunda, em termos sociais, económicos e políticos, com
custos enormes para o País. Daí que, “olhar
para o espelho retrovisor da história ajuda-nos a compreender o
nosso presente”.
Na
verdade, o exercício da atividade política em democracia, tem os
seus pressupostos assentes na garantia de participação de todos num
processo democrático e sempre na lógica do bem comum. Essa
participação deve ser vista de uma forma global e abrangente, caso
contrário a segmentação poderá ser um fator de falta de coesão
nacional.
A
falta de ideologia e de orientação política que caracterizou a
liderança do país, desde o desaparecimento físico do fundador da
nacionalidade guineense, gerou dirigentes e praticas, que sustentaram
mal a consolidação do nosso projeto maior de construção do nosso
progresso e liberdade, enquanto nação e seu Estado. Perdeu-se a
linha condutora desse grande desafio, na onda de intrigas e desmandos
que atravessa a classe politica e sociedade guineenses.
Por
consequência de tudo isso, a luta pelo poder e controlo dos bens
públicos, consubstanciados na falta de estratégia nacional, fizeram
o País e o Estado atingirem um estágio demasiado elevado de
descrédito. Para a reconstrução da nossa nação fragmentada,
importa agora ter em devida conta esta ausência de princípios
ideológicos e de orientação política.
É
evidente que os erros e/ou falhas que se cometem custam
automaticamente uma geração, esta entendida como a renovação da
Nação, pelo que o mecanismo de inversão dessa tendência deveria
ser ele também automático, acionado no sentido de alteração e
mudança de paradigma. Julgo que serão necessárias profundas
mudanças na orientação política e ideológica, na sociedade civil
e no Estado, nos partidos políticos e na administração pública.
Os cidadãos mostram-se desconfiados em relação aos titulares dos
cargos públicos. Instalou-se o clientelismo, servilismo e
deterioração dos padrões éticos da política e da sociedade. É
quase nula a autoridade do Estado, por consequência duma aguda crise
social e de ausência de valores.
O
país carece de reformas profundas, nutridas por valores
inalienáveis, assumidos por homens e mulheres de bem, com carater,
que respeitam o seu semelhante, a sociedade, o povo e o bem público,
em todas as esferas da vida nacional. É necessário refletir sobre o
processo de regressão social e política em curso no nosso país,
visando-se um urgente salto qualitativo, no sentido de se proceder à
reparação dos danos causados, dar lugar a novos intervenientes e
novas ideias, sem sobressaltos.
Devemos
ter presente que não é apenas uma classe ou individuo quem tem o
legítimo direito de tomar as rédeas dos destinos do País. A
Guiné-Bissau tem uma riqueza inalienável que é o seu povo. Fazendo
convergir essa riqueza, em estrita observância do seu belo mosaico
étnico e sua extraordinária diversidade cultural, faremos da
Guiné-Bissau um grande País e dos guineenses uma respeitada e
admirada nação no mundo. A assunção deste desígnio nacional e
faze-lo resultar no plano político, social, cultural e étnico,
depende principalmente do guineenses. Nesse quadro, não se pode
colocar a questão apenas no nível macro ou na esfera do interesse
restrito de uma minoria, sem ter em conta a importância e o papel da
juventude, da sociedade civil e dos novos atores políticos.
É
imperativo que o processo seja desenvolvido no quadro de uma
estratégia de participação e dentro de uma abordagem “Top-Down e
Bottom-Up”, garantindo que todos os projetos, iniciativas,
planos e estratégias de reconstrução da Nação, correspondam
claramente a prioridades nacionais e abarquem um leque de
intervenientes que inclua responsáveis políticos, governo,
administração pública, comunidade académica e sociedade civil em
geral.
Julgo
que está na hora de reformar o Estado e refundar as bases
ideológicas que balizem novos desígnios nacionais! LV
Lisboa,
02 de Dezembro de 2013
Luís
Vicente
(sublinhados do editor do BR)
(sublinhados do editor do BR)
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