COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 15 de novembro de 2015

I Congresso CPLP sobre Alterações Climáticas

O I Congresso CPLP sobre Alterações Climáticas vai decorrer nos dias 19 e 20 de novembro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, em Portugal. Tendo como objectivo a partilha de informação sobre “cenários, impactos, vulnerabilidades, mitigação e adaptação às alterações climáticas e sustentabilidade” nos países de língua portuguesa, este evento é desenvolvido pelo Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (PDACPDS), em colaboração com o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), com o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) e com várias instituições governamentais e académicas do espaço da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).


O I Congresso sobre Alterações Climáticas serve para partilhar informação sobre cenários, impactos, vulnerabilidades, mitigação e adaptação às alterações climáticas e sustentabilidade nos estados-membros.

Segundo informações divulgadas pela comissão organizadora, através da página oficial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na internet, o encontro é desenvolvido através do Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (PDACPDS), em colaboração com o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) de Portugal.

O PDACPDS é uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Lisboa, a Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa, que teve a sua primeira edição em 2009-2010 e enquadra-se numa área interdisciplinar que se centra nos domínios das ciências do ambiente e das ciências sociais.

Conforme avançou, o evento será uma oportunidade para a divulgação de trabalhos científicos sobre os impactos e vulnerabilidades, mitigação e adaptação às alterações climáticas, bem como de processos de sustentabilidade nos países de língua oficial portuguesa.

De acordo com a mesma fonte, a reunião irá permitir, também, um contacto prévio entre os países da CPLP (Cabo Verde, Angola, Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Equatorial) antes da COP21 (Conferência das Partes) a realizar-se em Paris, França, no mês de Dezembro próximo.

A COP21, conhecido como Conferência do Clima, deve receber mais de 80 chefes de Estado e de Governo, entre eles, de Cabo Verde e dos outros Estados da CPLP, vai pela primeira vez, em mais de 20 anos de negociações, tentar alcançar um acordo juridicamente vinculativo e universal sobre o clima, com o objectivo de manter o aquecimento global abaixo dos dois graus centígrado.

A resposta política internacional à mudança climática começou na Cimeira da Terra no Rio em 1992, resultando na “Convenção do Rio” que estabeleceu um quadro de acção destinado a estabilizar as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa, que entrou em vigor em 21 de Março de 1994.

O congresso que conta, ainda, com a parceria do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) e de várias instituições governamentais e académicas do espaço da CPLP, terá lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário