COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O alto comissário da ONU para Refugiados, António Guterres

O alto comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, destacou nesta terça-feira (17) ser “completamente absurdo” tentar culpar os refugiados pelos ataques terroristas, enfatizando que eles eram suas “primeiras vítimas” e não poderiam ser responsabilizados pelo que aconteceu em Paris, Beirute e em outros lugares.


Falando da Sérvia, em uma viagem de um dia, Guterres salientou que os governos europeus não devem fazer quaisquer movimentos unilaterais posteriormente aos recentes ataques, mas devem encontrar uma resposta conjunta para solucionar a crise atual.

“Não são os fluxos de refugiados que causam o terrorismo, os refugiados são frutos do terrorismo, da tirania e da guerra”, enfatizou enquanto visitava o centro de acolhimento para refugiados em Presevo, na fronteira com a Macedônia.

“É claro que a estratégia do Daesh não é apenas deixar os europeus contra os refugiados, mas, dentro da Europa, fazer com que os cidadãos se oponham aos demais de suas comunidades, que uma comunidade esteja contra outra comunidade dentro do mesmo países, e países contra países dentro da União Europeia”.

Atualmente, a Sérvia é o primeiro país na chamada rota dos Balcãs Ocidentais onde a maioria das pessoas que estão chegando está sendo registrada e tendo suas impressões digitais recolhidas. Desde o início do ano, 436.000 solicitantes de refúgio foram registrados na Sérvia, sendo Presevo o principal ponto de entrada.

“A Sérvia está dando uma lição a alguns dos Estados-membros da União Europeia, mesmo não sendo em si um membro”, Guterres acrescentou. Comentando sobre o fato do passaporte de uma pessoa que tinha registro na Sérvia ter sido deixado em uma das cenas de horror em Paris, Guterres afirmou ser uma estratégia dos terroristas para atiçar hostilidade contra os refugiados e aumentar a pressão sobre países europeus para que fechem suas fronteiras.

Passaporte sírio em Paris
“O passaporte foi deixado para ser visto, o que significa que o Daesh também tem como estratégia colocar os refugiados no centro das atenções… Isso também é algo planejado para tentar forçar a Europa a fechar as fronteiras”, disse aos repórteres. “Então, tentar culpar os refugiados é completamente absurdo”.

Ele acrescentou que as coisas seriam “completamente diferentes se a Europa tivesse uma capacidade de acolhimento eficaz nos pontos de entrada ou se houvessem mais formas legais para as pessoas viajarem. Mas, infelizmente, nessas duas indicações, a Europa falhou completamente e possibilitou que contrabandistas estejam no comando do show”.
Somente em outubro 93,5% dos solicitantes de refúgio vieram dos cinco principais países emissores de refugiados, incluindo 53,5% sírios, 29,6% afegãos e 9,9% iraquianos.

Desde junho de 2015, a Agência da ONU para Refugiados propiciou ajuda humanitária no valor de 3,1 milhões de dólares à Sérvia. Com o aumento dos esforços na adaptação dos abrigos para o inverno, este montante deve aumentar para 8,7 milhões de dólares.

(Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, com o primeiro ministro sérvio, Aleksandar Vučić, no centro de acolhimento de Presevo, onde os refugiados são registrados. Foto: ACNUR)




























Sem comentários:

Enviar um comentário