COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Associação europeia de transferência de conhecimento (ASTP-Proton) presidida por uma portuguesa

Marta Catarino, da Universidade do Minho, acaba de ser eleita presidente da associação europeia de profissionais e gabinetes de transferência de conhecimento. A ASTP-Proton engloba 650 entidades de 41 países e surgiu da fusão entre a Associação Europeia de Profissionais de Ciência e Tecnologia (ASTP) e a Associação Europeia de Transferência de Conhecimento (Proton). Marta Catarino é vice-presidente desde 2013 e sobe ao topo da instituição em maio de 2016, para um mandato de dois anos. A eleição decorreu na reunião da ASTP-Proton, em Amesterdão.


"Numa fase em que a transferência de conhecimento sofre grandes transformações, assumindo tendências como a inovação aberta, o empreendedorismo social, a inovação em rede, desempenhar esta função na associação que reúne os profissionais, gabinetes e redes nacionais de valorização do conhecimento é um grande desafio”, refere Marta Catarino. "É também uma excelente oportunidade para contribuir para o reconhecimento e a qualidade de uma actividade tão essencial a uma economia sustentável”, acrescenta. A entidade sem fins lucrativos tem sede em Leiden, Holanda e centra-se na formação, capacitação e partilha de boas práticas entre profissionais e organizações da área.

Marta Catarino acumula o cargo na ASTP-Proton com o de diretora de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo da TecMinho e o de assessora para a Inovação e Empreendedorismo da Reitoria da UMinho. O novo cargo europeu vem na continuidade do seu trabalho desde Portugal: "A TecMinho, que celebra os 25 anos, tem ganho vários prémios e é uma referência internacional a levar o conhecimento gerado na UMinho até ao mercado, sob a forma de novos produtos, processos e empresas, além de inovar, procurar resolver os problemas da indústria e apoiar na criação de start-ups e spin-offs”.

A responsável tem formação de base em Engenharia e pós-graduações em Propriedade Industrial, Marketing e Gestão Estratégica. A sua carreira de 15 anos já a levou a 50 países. Marta Catarino é perita convidada da Organização Mundial de Propriedade Industrial e da Organização Europeia de Patentes, avaliadora de provas-de-conceito no European Research Council e no Ministério da Educação da República Checa e foi a representante portuguesa noboard da Proton.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário