COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 7 de julho de 2015

Secretários de Estado portugueses das Comunidades e da Cultura de visita a Cabo Verde

José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, está desde hoje à tarde na ilha cabo-verdiana de São Vicente, onde cumpre dois dias de visita, que termina na quinta-feira, na Cidade da Praia.


Durante a estada, José Cesário vai encontrar-se com representantes da comunidade portuguesa no Mindelo e na Cidade da Praia, bem como manter contactos com as autoridades cabo-verdianas, nomeadamente com as ministras de Estado e da Saúde, Cristina Fontes Lima, e das Comunidades, Fernanda Fernandes.

Visitas a empresas e ao Consulado de Portugal no Mindelo, bem como ao respetivo centro cultural na mesma cidade constituem parte do programa.

Na quinta-feira, já na Cidade da Praia, além de uma reunião de trabalho com Fernanda Fernandes, o governante português visitará mais empresas e a embaixada de Portugal, bem como o Centro Cultural Português local e o Centro Comum de Vistos (CCV), terminando o dia com um encontro com representantes da comunidade lusa.

Por seu lado, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, chega hoje à noite a Cabo Verde para uma visita oficial de três dias, até sexta-feira, a convite do ministro da Cultura cabo-verdiano, Mário Lúcio, com quem assinará um protocolo de cooperação nas áreas do património, bibliotecas, literatura, artes, direitos de autor e direitos conexos.

A visita do governante português segue-se à do ministro cabo-verdiano a Portugal, realizada em abril, e da ida a Lisboa, no início de junho, de uma extensa delegação cabo-verdiana composta por vários agentes culturais do arquipélago.

Fonte oficial disse à Lusa que a visita visa "fortalecer as relações culturais" bilaterais e promover uma aproximação e um contacto direto entre as várias entidades cabo-verdianas e portuguesas da área da cultura.

Além de reuniões de trabalho com Mário Lúcio, o governante português será recebido por Manuel de Pina, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago ("Cidade Velha"), capital cabo-verdiana da cultura em 2015.

Na quinta-feira, Jorge Xavier Barreto desloca-se ao Tarrafal, norte da ilha de Santiago, onde se reunirá com o edil local e visita o antigo Campo de Concentração de Chão Bom, atual Museu da Resistência.

No último dia, o secretário de Estado português fará visitas ao Banco da Cultura de Cabo Verde, uma iniciativa do governo cabo-verdiano que promove o financiamento a artistas e agentes culturais locais, e ao futuro Museu da Música, que está a ser edificado na Cidade da Praia.






Sem comentários:

Enviar um comentário