COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Portugal - Estudante Cabo-verdiana vence eliminatória do Concurso Nacional da Ciência

A jovem que entrou este ano para a universidade em Portugal sempre foi uma aluna do quadro de excelência durante o ensino secundário. A jovem cabo-verdiana Marina Catunda Baessa, aluna do curso de Ciências Biomédicas na Universidade do Algarve em Portugal, venceu a primeira eliminatória do concurso Nacional da Ciência em Portugal.


Trata-se dum concurso de ciência no qual os alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos de Instituições Públicas de Ensino Superior em Portugal poderão demonstrar os seus conhecimentos científicos de uma forma dinâmica, criativa e inovadora.

Nesta 1ª Eliminatória – “De geração em geração”: os estudantes tinham de exemplificar a forma como a ciência pode ser transmitida ao longo de gerações, mesmo que de forma instintiva. Uma reflexão sobre a ciência do dia-a-dia e da sua importância.

Na 2ª Eliminatória – “À volta do Mundo”: o objectivo passa por realçar a contribuição de um determinado país para o “estado de arte” da ciência na atualidade. Uma homenagem aos mais importantes cientistas da história mundial.

Por fim, na 3ª Eliminatória (Final) – “Verdades e Mitos”: os concorrentes têm por finalidade desmistificar uma ou várias ideias erradas que prevaleçam na sociedade atual, sobre os mais variados factos científicos.

De acordo com o regulamento do Concurso, o vencedor será escolhido na 3ª eliminatória (Final) e levará o prémio de dois mil Euro (220 mil escudos Cabo-verdianos).

Marina Catunda Baessa frequentou o ensino secundário de 7º a o 12ª ano no Centro Educativo Miraflores, de 7º ao 12º ano, tendo sido uma aluna notável no que toca ao comportamento e esforço académico.

Ao longo desse percurso, esteve sempre no grupo dos melhores alunos, tendo concluído o 12º ano, no ano letivo 2012/13, e seguiu para Portugal para continuar os estudos superiores encontrando-se neste momento no 3º ano de Ciências Biomédicas.



Sem comentários:

Enviar um comentário