COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Guiné Equatorial estreia-se no encontro de universidades lusofonas em Cabo-Verde

A Guiné Equatorial vai, pela primeira vez, participar no encontro anual da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que este ano decorre na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, entre 15 e 17 de julho.


Tito Mba Ada, da Missão Permanente da Guiné Equatorial junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vai falar sobre o papel do seu país no mundo da língua portuguesa, no primeiro dia do XXV encontro da AULP, segundo o programa disponível no portal da organização.

A estreia da Guiné Equatorial no evento foi confirmada à agência Lusa por Rui Martins, vice-reitor da Universidade de Macau, território que actualmente preside à AULP.

Rui Martins ressalvou, no entanto, que a Guiné Equatorial participa apenas na qualidade de observador, já que não é membro da associação.

O encontro, que vai decorrer na Universidade de Cabo Verde, sob o tema "Novos desafios para o Ensino Superior após os objectivos de desenvolvimento do milénio", conta também com a presença do secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam.

Durante o encontro será assinado um acordo entre a Universidade de Macau e a Direção de Ensino Superior de Cabo Verde para reforçar o intercâmbio de alunos.

Ana Paula Laborinho, presidente do Camões Instituto para a Cooperação, é uma das representantes no encontro por parte de Portugal.

Fundada em 1986, a AULP reúne cerca de 150 universidades públicas e privadas e institutos politécnicos nos países da CPLP e em Macau.

A Assembleia Nacional da Guiné Equatorial aprovou o português como língua oficial do país, a par do espanhol e do francês (oficializado em 1997), em outubro de 2011, tendo sido o decreto presidencial aprovado em 2010.

Em julho de 2014, a Guiné Equatorial integrou a CPLP como membro de pleno direito.

Já este ano, o país manifestou interesse em aderir ao Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, sedeado em Macau, estando essa intenção a ser estudada.





Sem comentários:

Enviar um comentário