COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 10 de novembro de 2015

ONG Saúde em Português entrega 1.100 euros à UNICEF em Vanuatu

A organização Saúde em Português entregou mais de 1.100 euros à UNICEF em Vanuatu, devastado por um ciclone em março, verba que recolheu mas que foi insuficiente para deslocar uma equipa própria àquele país no Pacífico Sul.


Em comunicado hoje divulgado, a organização não-governamental informa que recolheu, entre 27 de março e 27 de setembro, 1.135,76 euros no âmbito da campanha "Este é o Lugar mais Feliz do Mundo", destinada a angariar um valor que permitisse enviar para o Vanuatu uma equipa para prestar cuidados médicos à população afectada pelo ciclone Pam.

"Infelizmente, a verba angariada foi insuficiente, não permitiu que Saúde em Português conseguisse enviar uma equipa para Vanuatu", lê-se na nota. Assim, o apoio recolhido foi encaminhado para a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) UK (Reino Unido), que se encontra no território.

"A UNICEF UK concentra os seus esforços para garantir que mais de 50.000 crianças em idade escolar afectadas pelo ciclone tenham acesso à educação", descreve a ONG portuguesa.

Apesar de as escolas já terem começado a reabrir, 80 por cento estão danificadas. Para colmatar esta dificuldade, a organização da ONU está a criar espaços de aprendizagem temporários onde as crianças receber apoio psicossocial.

Além disso, a UNICEF "precisa de ajuda para fornecer às crianças em Vanuatu água limpa, medicamentos, vacinação, comida nutritiva, lugares seguros e educação escolar, entre outros", afirma a Saúde em Português.

O ciclone Pam, de categoria 5, atingiu Vanuatu no dia 14 de março, causando 11 mortos, e provocou uma das piores catástrofes humanitárias no Pacífico Sul, deslocou 70% da população e danificou consideravelmente as telecomunicações e o abastecimento de energia e de água potável.

O comunicado menciona ainda que, em 22 anos, a Saúde em Português já participou em inúmeras acções de Ajuda Humanitária, nomeadamente no apoio às vítimas da guerra na Guiné-Bissau, nas cheias de Moçambique, pós-massacres em Timor, no tsunami no Sri Lanka, no terramoto no Haiti ou no tufão nas Filipinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário