COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Bissau sem energia e água...

A capital da Guiné-Bissau está sem energia eléctrica e água canalizada da rede pública desde quinta-feira devido a uma avaria e falta do gasóleo na central eléctrica de Bissau, disse à Lusa fonte da empresa de distribuição.


De acordo com fonte da EAGB (Empresa de Electricidade e Aguas da Guiné-Bissau) a central eléctrica deparou-se com uma rotura do gasóleo a partir de quarta-feira mas a situação foi resolvida pelo Governo que disponibilizou verbas para a compra do carburante.

"O problema do gasóleo foi resolvido, a questão agora é outra. A principal unidade de transformação (da corrente) que alimenta os postos de distribuição em Bissau está avariada", disse à Lusa a fonte da EAGB.

Uma equipa técnica da empresa Agrekko, que tem um acordo de 'leasing' com a EAGB para o fornecimento de energia eléctrica e bombeamento de água canalizada à cidade de Bissau, "está a tentar reparar o transformador avariado", desde quinta-feira a noite, adiantou a fonte da empresa.

O próprio ministro da Energia, Wasna Papai Danfá, engenheiro electrotécnico de formação, passou todo dia de quinta-feira no acompanhamento dos trabalhos de reparação da peça avariada na EAGB, disse à Lusa um dos assessores do governante.

"Tudo está a ser feito no sentido de recuperarmos o transformador ainda hoje", precisou fonte da central eléctrica de Bissau, esclarecendo que a falta do gasóleo já foi resolvida.

Diariamente a EAGB gasta cerca de 60 mil litros do gasóleo que é comprado nas empresas privadas, as quais, muitas das vezes, recusam-se a entregar o produto em caso de falta de pagamento atempado.

A crise energética em Bissau acontece após mais de cinco meses ininterruptos do fornecimento de energia e água canalizada e também numa altura em que o Governo acelera o processo de fixação de postos de energia solar pelas ruas da capital.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário