COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Remodelação de 14 postos fronteiriços na G-Bissau

As Nações Unidas vão promover um projecto de remodelação de 14 postos fronteiriços na Guiné-Bissau, anunciou hoje um dos responsáveis pela missão no país.


"O projecto abrange os pontos de passagem terrestres estabelecidos com a Guiné-Conacri e o Senegal", referiu à Lusa, Antero Lopes, um dos responsáveis pela missão política da ONU.

A execução aguarda ainda calendarização.

"Os planos estão divulgados e o Governo da Guiné-Bissau pediu ajuda para captar recursos junto de parceiros internacionais", sendo que parte do financiamento para o projecto será assegurada por programas da ONU.

Associadas ao reforço dos postos fronteiriços, novas esquadras modelo da polícia guineense vão também ser apoiadas pela missão para instalação em diferentes regiões do país, acrescentou.

Estas esquadras vão apoiar acções de investigação que a vigilância fronteiriça requeira, bem como tentar cobrir as passagens clandestinas - parte da população escapa aos postos estabelecidos para circular entre os diferentes países.

O projecto de remodelação de postos fronteiriços foi anunciado durante uma conferência sobre Segurança Marítima que decorreu na quinta-feira e hoje na ilha de Bubaque, a par da inauguração do escritório regional da ONU no arquipélago dos Bijagós.

Uma das principais conclusões da conferência apontou para a "necessidade de optimização e partilha dos recursos" das autoridades e forças de segurança guineenses, acrescentou Antero Lopes.

Em representação do Governo, Luís Cabral, secretário de Estado da Administração Interna, e Susy Barbosa, secretária de Estado da Cooperação, reafirmaram a vontade política de lutar contra o crime organizado da forma mais eficiente possível.

Do encontro saiu ainda a decisão de criar um "clube de amigos" institucionais ligados à área da segurança e promova reuniões informais para dar seguimento às recomendações da conferência.

VERTA MBÉM: http://bissauresiste.blogspot.pt/2016/04/para-combater-o-crime-transnacional-onu.html


Sem comentários:

Enviar um comentário