COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Retratos do brilho de África, por uma jornalista portuguesa

Prefaciado pelo escritor Mia Couto, o livro da jornalista portuguesa Maria Pereira dos Santos apresenta em retratos o outro lado de África: o brilho.


São histórias retratadas em imagens que a autora captou em alguns países africanos para mostrar os encantos de um continente muitas vezes conotado com o mau: guerras, fome, seca, doenças e desastres.

É verdade que África tem disso, mas não é só isso. Fazem parte deste lugar pessoas com sonhos de uma vida melhor e que mesmo com dificuldades não deixam de sorrir para a vida, e são esses sorrisos que a jornalista procura mostrar ao mundo através deste livro.

– Quero mostrar que África é também alegria, beleza e música. É verde, vermelho e amarelo. É novo e velho juntos. E que toda a gente vai ter sempre um sorriso para partilhar – diz a autora.

Influenciada pelos encantos do continente africano, Maria Pereira dos Santos produziu textos que acompanham as belas fotografias que compõem a obra “Africa – The Bright Side of the Earth”, descrevendo o continente como um local de alegria.

O livro, que reúne textos e fotografias, é resultado de experiências da jornalista no continente africano, especificamente em Moçambique, Nigéria, Namíbia, África do Sul, Tanzânia e Malawi durante cerca de cinco anos.

No prefácio, o escritor moçambicano Mia Couto escreveu que “ao invés do estereótipo de uma África sofrida e alojadora da desgraça, Maria escolheu a esperança que se revela num sorriso. E assim, nesta colecção de imagens cabe uma nação inteira. Vinte e seis milhões de almas estão espelhadas neste pequeno álbum. Bastaria isso para saudar Maria Pereira dos Santos. Mas ela fez mais do que isso: de modo despretensioso, ela fez a máquina fotográfica corresponder a esse sorriso. Não ‘tirou’ fotos. Ela devolveu, na imagem produzida, o sinal de esperança e afabilidade que nasciam do objecto da imagem.”

Maria começou a fotografar em Moçambique em 2010. Deste trabalho surgiu uma exposição intitulada “Owitho – Um Retrato da Ilha”, que foi apresentada em Lisboa.

O livro “Africa – The Bright Side of the Earth” foi apresentado em Maputo pela jornalista moçambicana Ângela Chin.
 
 
(Imagem: Reprodução Instagram @maison_voyage)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário