COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 5 de abril de 2016

Em Guimarães, Seminário celebra 20 anos da CPLP

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães, recebe quinta-feira, o seminário "A CPLP e a Projecção Internacional da Língua Portuguesa".


A iniciativa vai decorrer das 9h30 às 18h30, celebrando os 20 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e é organizada pela Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, pela Universidade do Minho e pelo Município de Guimarães.

A sessão de abertura junta, às 9h30, Anacoreta Correia, coordenador da comissão temática do Observatório da Língua Portuguesa, Antonito de Araújo, representante permanente de Timor-Leste junto da CPLP, Rui Vieira de Castro, vice-reitor da UMinho, Domingos Bragança, presidente do Município de Guimarães, e Adelina Pinto, vereadora vimaranense. Segue-se às 10h30 a conferência inaugural, por Murade Murargy, secretário executivo da CPLP e, às 11h00, um painel com Micaela Ramon e José Almeida Pinto, respectivamente professora da Universidade do Minho e representante permanente do Brasil junto da CPLP.

De tarde, a partir das 14h30, intervêm Fernando Luís Machado, vice-reitor do ISCTE-IUL, Paulo Aparício, do Grupo MCA, Simone Silva, do Grupo 3B’s da UMinho, Isabel Domingues, presidente da Câmara de Mé-Zochi (São Tomé e Príncipe), Maria Araújo, vereadora da Câmara de Complégne (França), e Paula Oliveira, vereadora do Município de Guimarães. Segue-se um momento musical e, às 18h30, a sessão de encerramento.

O seminário visa sublinhar a relevância da língua portuguesa como pilar da identidade da CPLP, a par da concertação político-diplomática e da cooperação multilateral entre os nove Estados-membros. O programa reúne oradores de vários países e aborda temas como a língua portuguesa no mundo e a sua importância enquanto língua de cidadania e de empreendedorismo e conhecimento. A entrada no evento é livre, mediante inscrição prévia em: observalinguaportuguesa.org/apoios-6.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário